sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Descobrindo o minimalismo

Há quase um ano, voltei a morar na casa da minha mãe. Além de motivos familiares, um dos meus objetivos era economizar para poder comprar meu apartamento.

Ao voltar para meu pequenino quarto de infância, tive que fazer com que tudo que eu tinha adquirido coubesse naquele espaço mínimo. Foi meu primeiro desafio minimalista. Tive que começar a desapegar de parte dos meus bens para ter onde guardar os que sobraram. Tive que ir desenvolvendo também um senso forte de organização (eu já tinha algum).

Na mesma época, comecei a planejar a tal compra de apartamento e fui aos poucos desistindo da ideia. Os motivos são vários, mas o principal é evitar uma dívida. Eu tenho pavor de dever. Me sinto amarrada. E um desse porte então! Eu preciso me sentir livre de dívidas para ficar em paz. Tenho que saber que posso largar o trabalho se as condições começarem a me incomodar demais.

Essa necessidade de não ficar aprisionada pela necessidade de dinheiro me fez ainda começar a repensar o tanto que eu consumia, e como eu poderia investir para que meu dinheiro me trouxesse liberdade e tranquilidade.

Para arrematar, há cerca de 8 meses, em uma consulta médica, eu descobri que estava com uma gastrite nervosa e acima do peso, tudo resultado de stress. Comecei a buscar então maneiras de simplificar minha vida.

Resumindo: morar em um lugar pequeno me fez repensar no que eu já tinha; querer independência financeira me fez pensar duas vezes antes de comprar mais coisas; precisar melhorar minha saúde me fez buscar simplificar meus hábitos e focar no que é importante.

2 comentários:

  1. Nossa, relato do meu momento, mesmo! Bacana o blog, acabei de descobrir e estou encantada!

    ResponderExcluir