quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Minimalismo, uma questão de escolha

Refletindo sobre o post de ontem, fiquei pensando sobre como o minimalismo não se trata de abdicar de nada, mas sim de escolhas.

Tem um princípio básico da economia que diz que os desejos são ilimitados, mas os recursos são limitados. Por mais que a gente queira, temos que lidar com o fato de que tempo, dinheiro e espaço são finitos. Já que é assim, a grande sacada da coisa é escolher o que fazer com esses recursos.

A gente diz de focar no essencial, mas é fato que o essencial para cada um é diferente. É muito relativo. Adotar o minimalismo faz então com que a gente se questione sobre o que é mais importante pra gente e não vá seguindo o fluxo cegamente.

Quando a gente não sabe o que é o essencial para a gente, acabamos respondendo sem pensar aos estímulos que as outras pessoas nos dão, que são de acordo com o interesse delas, que nem sempre são os mesmos que os nossos.

As lojas querem vender, a mídia idem e ainda quer formar opinião, seu chefe quer que você produza o máximo possível, e por aí vai. Mas e você? O que você quer?

Então o minimalismo é um exercício de autoanálise constante. E, ao descobrir nossas reais prioridades, a gente tem a chance de aproveitar muito melhor os recursos limitados que a gente tem.

A gente não pode escolher ter mais horas em um dia, mas podemos escolher o que fazer com as que temos. Dinheiro e espaço são um pouco mais flexíveis, mas há o limite também.

Um comentário:

  1. Concordo com você, Fernanda. Outro dia, estava olhando o blog de um casal minimalista, havia um post em que eles tiraram fotos de cada item que possuem:

    http://manvsdebt.com/stuff/

    Fiquei um pouco escandalizada com o guarda-roupa diminuto da esposa (48 peças). Por outro lado, percebi que eles investiam significativamente em eletrônicos caros (macbook pro, iphone, maquina filmadora, maquina fotografica profissional). Num primeiro momento achei contraditório, mas percebi que ser minimalista não siginifica que não se possa ter essas coisas, principalmente porque, para eles, que mantém esse blog, são itens importantes para o seu trabalho.

    Daí foi quando cheguei à mesma conclusão que você, que minimalismo não é ter menos, mas ter o que se precisa. Se você não usa, é um bom indicador de que não deve mais pertencer à sua vida :) A economia é algo que faz parte do minimalismo, mas acho que é consequência e não a causa. Pode ser até um estimúlo, mas não a razão principal. No caso desse blog, o casal se viu à beira da bancarrota (insolvência civil), afundado em hipotecas e diversos empréstimos para cursar a faculdade. Eles resolveram vender tudo, morar num trailer, viajar pelo mundo e economizar para se livrar das dívidas. Enfim :) era isso que eu queria dizer!!

    ResponderExcluir