terça-feira, 23 de outubro de 2012

Um elogio ao silêncio

Ontem eu estava correndo e começou a vir na minha cabeça a ideia de falar sobre o silêncio. Isso porque muitas das minhas ideias surgem enquanto estou correndo, tomando banho ou deitada na cama antes de dormir. E o que todos esses momentos têm em comum é o silêncio.

Acho o mundo de hoje muito barulhento. Quem vive em grandes cidades, como eu, tem que escutar o tempo inteiro todo tipo de ruído: de carro, ônibus, buzina, gente gritando, música, obra, alarme, TV. Quando os barulhos não são dos outros, a gente cria os nossos, com TV ligada e música tocando para acompanhar tudo que a gente faz.

Eu gosto de música e de TV, mas às vezes sinto falta de ouvir meus próprios pensamentos.

Queria saber meditar, só que não consigo tranquilizar minha mente a esse ponto ainda, mas é uma possibilidade para o futuro.

Enquanto isso, procuro cultivar o silêncio em alguns momentos do dia, como quando corro ou como.

É bem interessante porque a falta de estímulos externos e de distrações me deixam focar no que estou fazendo e, logo, fazer melhor. Além disso, o silêncio me dá paz e tranquilidade, e deixa que eu pense sem interrupções e elabore melhor várias ideias. É quando resolvo dilemas, crio posts pro blog, elaboro roteiros quase inteiros pro meu trabalho... E tem até alguns preciosos minutos nos quais eu consigo não pensar em nada.


PS: Tentei ficar no silêncio no carro, mas não deu muito certo. Prefiro ficar distraída ouvindo o rádio do que ficar focando no trânsito maldito que eu pego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário