sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tenho o suficiente

Tem gente que fica chocada com o minimalismo por uma razão muito simples: elas acham que não têm o suficiente. Afinal, a amiga mora em um lugar maior,  o irmão tem um carro mais novo, a colega de trabalho usa os últimos lançamentos... então, como assim elas ainda vão se desfazer de bens?

O mercado de consumo se sustenta nessa crença: de que não temos o suficiente. Há sempre um produto mais novo, mais eficiente, mais bonito a ser adquirido. O problema dessa situação é que ela não tem fim: a moda muda a cada estação, os produtos tecnológicos se sucedem, novidades surgem a todo momento. E  sempre vamos conhecer alguém que consome mais que a gente.

Talvez o primeiro passo para o minimalismo seja essa consciência: de que sim, temos mais que o suficiente.

Não, eu não quero que nos contentemos com o mínimo necessário. Eu quero que a gente descubra qual é o mínimo necessário e vá, a partir daí, enriquecendo nossas vidas, em vez de enchê-las de tralha.


PS: é claro que cabe aqui uma crítica: no Brasil - e no mundo -, não são poucos os que não têm nem o suficiente. Mas se você tem acesso a internet e está lendo este blog, provavelmente tem, sim. 

15 comentários:

  1. Perfeito! Minha motivação com o destralhe é me tornar uma consumidora assertiva, não quero largar tudo e viver num quarto de paredes brancas e apenas com o essencial, mas quero preencher minha vida com coisas importantes que me fazem feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas talvez o quarto branco e o essencial seja um bom ponto de partida, hein? Rs.

      Excluir
  2. ADOREI, Lud!!! E citei você num post de hoje, passa lá se quiser: http://loucadebatom.blogspot.com.br/2013/08/dicas-de-leitura.html
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Simone! Deixei um comentário no seu post.

      Excluir
  3. Adorei seu blog...compartilho das mesmas idéias...mas já fui uma consumista desenfreada!

    Passarei aqui mais vezes.

    abraços,

    http://a-ex-consumista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasha, seu blog é ótimo!
      Vou botar na na lista de coleguinhas ;-).

      Excluir
    2. Oi,

      Tentei acessar seu blog mas é privado!

      Excluir
  4. Lud:

    Te amo! rs Sem mais...hehe

    Bjs,

    p.s.- Onde eu assino?! rs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o termo ex- " consumista desenfreada" da Natasha! rs Eu tb, toca aqui, Natasha! rs

    ResponderExcluir
  6. estou no início desta filosofia graças a uma amiga recente (edna). estou gostando muito e me sentindo cada dia mais 'leve'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ralmi!
      Acho que leveza é uma boa definição do que a gente procura.

      Excluir
  7. Oi Lud, super concordo com você! O mercado faz propaganda das coisas justamente apostando na insatisfação das pessoas, na baixa auto-estima e também na comparação e inveja que sentem quando vêem alguém com algo aparentemente "melhor ou mais caro". Acho que quando enxerga-se isso é hora de mudar o referencial, na verdade, acho que o referencial é cada um. Se eu pensar na Andreia de 8 meses atrás, angustiada com um armário lotado de tralhas e na Andreia de hoje com 30% do que eu acumulava antes, certamente, vejo que tenho mais que o suficiente ainda.

    ResponderExcluir
  8. Nossa estou amando o blog e vou rever meus conceitos!!Amei

    ResponderExcluir
  9. Oi Lud. Já acompanho o teu blog de viagem desde o começo do ano - viajo de carona com vcs. Estou me tornando minimalista e tu e o Leo são minha inspiração. Abraço.
    Fabiane.

    ResponderExcluir