segunda-feira, 24 de março de 2014

E depois de aprender sobre investimentos?

Depois de já ter estudado por um tempo sobre investimentos, é hora de começar a investir. O primeiro passo é escolher uma corretora.

Verifique se a corretora está cadastrada na BM&Bovespa e escolha uma de acordo com o perfil. É importante lembrar que as corretoras só fazem a intermediação da compra. As ações mesmo ficam na Bovespa. Mesma coisa com os títulos públicos. Então, mesmo que a corretora deixe de existir, você vai continuar tendo seus patrimônios (sim, ações e títulos são patrimônios).

Para escolher entre corretoras, e os planos que elas oferecem, o bom é ver o seu perfil de compra. Eu, por exemplo, que compro com pouca frequência e vendo quase nunca, prefiro uma corretora que cobre pouco pela custódia (valor mensal) do que uma que cobre pouco pela corretagem (compra e venda). Eu uso a MyCAP, e tenho o plano mais básico de todos.

Depois de pesquisar, é importante traçar seu perfil como investidor, que não é um perfil psicológico como a maioria das pessoas pensa, mas seus objetivos e prazos financeiros. Eu até escrevi sobre isso aqui. De acordo com seu perfil, escolha os investimentos mais adequados.

Comece investindo pouco e continue estudando. Quando a gente vai vendo como nos comportamos e nossos sentimentos na vida real, o entendimento passa a ser outro.  

4 comentários:

  1. Oi Fernanda, estou começando a me interessar em como investir, pois continuo com as economias na poupança por falta de conhecimento mesmo. Adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia. Mas não confie apenas nas minhas dicas. Hehe... Investimentos é um assunto que cada um deve pesquisar por si só, de várias fontes diferentes, e ir escolhendo o que é melhor para si. Vale a pena.

      Excluir
  2. Fernanda, mais do que ver se a corretora está inscrita na Bovespa, é ver se ela possui o selo CETIP-certifica.
    Imprescindível para quem investe em renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Em caso de renda fixa, eu invisto no meu banco. Nem lembrei de mencionar isso. Obrigada!

      Excluir