quinta-feira, 13 de março de 2014

O grande tempo das pequenas coisas

Tempo é um recurso escasso. Está todo mundo sempre correndo e reclamando da falta dele. Eu não fujo dessa lógica, mas pretendo. 

Para conseguir mudar isso, resolvi primeiro entender para onde todo o meu tempo está indo. Nos últimos dias, tenho feito igual a gente faz quando anota tudo que comeu no dia para fazer regime, ou anotamos tudo que gastamos para controle financeiro, resolvi anotar todo o tempo que eu gasto, das grandes até as pequenas tarefas.

O que eu percebi é que, além dos grandes blocos dedicados ao trabalho e ao sono, eu gasto um tanto de tempo fazendo diversas coisinhas pequenas chatas que sem eu perceber vão consumindo todo o meu dia. Algumas são necessárias, outras poderiam ser melhor realizadas e outras ainda eliminadas. 

No passado, eu já simplifiquei minha arrumação de cama. Outra coisa que me deu tempo a mais no dia foi organizar meu horário de trabalho de forma a pegar o mínimo de trânsito possível. Esse controle de agora me fez perceber, no entanto, que tem outras coisas ainda que eu posso simplificar, para ganhar tempo e diminuir chateações. 

É curioso porque a gente não percebe que a soma de todos esses tempinhos espalhados no dia acabam consumindo nosso pouco tempo livre. Na prática, eu faço pouca coisa no meu tempo que é o que eu realmente queria estar fazendo, e o jeito de mudar isso sem fazer uma revolução na vida (não que eu não possa fazer uma revolução...) é minimalizar, é focar no essencial. Vou buscar isso.

10 comentários:

  1. Gostei da ideia, Fernanda! Vou fazer isso também: anotar no que tenho gastado meu tempo a fim de melhor utiliza-lo! Ótimo post!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruna! Faz isso e me conta como foi! Eu pretendo escrever de novo sobre isso depois de ter anotado por mais um tempo. Abraço!

      Excluir
  2. Concordo! O tempo é um recurso finito e temos que saber exatamente como queremos consumí-lo.

    Eu tento ao máximo otimizar este tempo (o livre) entre mim e as pessoas que amo. Acho que estar onde não queremos, com pessoas que não gostamos (quando não obrigados) é uma tremenda perda do precioso tempo. Sempre que possível procuro evitar mas realmente é um exercício constante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, Leonardo. É realmente um exercício constate. Mas vale a pena, não é?
      Um abraço!

      Excluir
  3. A internet consome o meu tempo,me pego lendo sobre tudo kkkkkk e ainda tem a procrastinação tb !!Nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A internet suga a gente mesmo. Impressionante! Eu já fui pior, mas ainda acho que perco muito tempo. Dureza...

      Excluir
  4. A medida que for simplificando as coisinhas chatas que consomem o tempo, vai contando pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim! Pode deixar! Tomara que eu consiga algo significativo. Hehe...

      Excluir
  5. Eu sempre procuro simplificar as coisas na minha vida. Algumas delas são: não tenho carro, moro perto do trabalho e do Centro, moro em apartamento (não tenho calçada para limpar... Rsss), tenho uma conta de banco, minhas contas fixas vencem todas no mesmo dia, pago todas as contas pela internet, tenho uma conta de e-mail, não participo de redes sociais, tenho um kindle, tenho poucas roupas e sapatos e sou bem econômica... :) Adoro coisas simples e pessoas simples... Ufa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Patricia. A vida mais simples é mais leve e livre, não é?

      Excluir