quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Prazer x gratificação, segundo o Dr. Felicidade

O Martin Seligman é um pesquisador em psicologia positiva, o ramo dessa ciência que estuda felicidade, prazer, virtudes, talentos (só coisa boa). Ele é conhecido como Dr. Felicidade, por razões óbvias, e escreveu alguns livros para leigos bem interessantes.

Em "Authentic Happiness" (em português, "Felicidade Autêntica", da editora Objetiva),o Dr. Felicidade fala que emos dois tipos de emoções positivas no presente: prazeres e gratificações. O prazeres são momentâneos e fortemente sensoriais: comer chocolate, sentir um aroma gostoso, deitar em uma cama macia. Eles são passivos, envolvem pouco ou nenhum raciocínio e muita emoção.

Já as gratificações são ativas, como ler um bom livro, dançar, fazer um gol, ter uma conversa ótima com alguém. Elas nos absorvem totalmente, duram mais que os prazeres, envolvem bastante raciocínio e interpretação, e usam nossos pontos fortes (falo mais disso no post de amanhã). Durante a atividade, a gente se concentra, temos sensação de controle e o tempo pára.

É bom ter prazeres E gratificações. Uma vida só de prazeres, embora confortável (e o sonho de muita gente), não é tão boa quanto parece. Depois de um tempo, a gente fica indócil. As gratificações exigem esforço, mas valem a pena.

Sabe aquelas épocas da vida (geralmente nas férias) em que está tudo muito bem - a gente está se divertindo e saindo e vendo filmes e comendo pipoca -, mas começamos a nos sentir meio desconfortáveis? E não conseguimos entender a razão, já que estamos fazendo coisas legais o dia inteiro? Pode ser isso - prazeres demais e gratificações de menos (ou nenhuma!).

Sei que isso aconteceu comigo no sabático. Achei que era por causa da minha chatice intrínseca, mas agora acredito que seja por causa desse desequilíbrio aí. Agora que na minha rotina tenho meditação, gratidão, exercício e posts analisando o que ando lendo e pensando, não deixo de aproveitar os passeios e viagens e estou mais feliz.

* * *

Vou ficar uma semana com internet meio errática. Programei posts para esse período, mas vou ficar um pouco ausente dos comentários. Assim que eu puder, eu volto 100%!

2 comentários:

  1. Adorei o post e as explicações, Lud! Nunca tinha analisado a questão sob essa luz e achei incrivel! Obrigada pela partilha!

    Beijos!

    ResponderExcluir