quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Retrospectiva e minhas metas de 2015

Todo fim de ano, eu olho as metas que defini no início dele e faço uma análise. Ao olhar as de 2015, percebi que aquelas que eu consegui atingir e as que não demonstram bem o que foi meu ano.

Minha meta financeira foi superada. Trabalhei em excesso este ano. Tanto que nem tive tempo para gastar. Coloquei uma meta bem ambiciosa e a superei. Parece bom, mas estou começando a perceber que o custo foi muito alto.

Eu tinha planejado terminar o ano com colesterol bom, e terminei com ele alto. Fui à médica na semana passada e ela me indicou começar a tomar remédio para controlar o colesterol, que no meu caso é genético.

Não consegui correr 10 km. Na verdade, eu pouco corri em 2015. Consegui me manter na capoeira, o que é bom. Ainda estou na dúvida se puxo a meta de corrida para este ano ou se fico só na capoeira mesmo.

Consegui ler alguns livros, mas bem menos que nos anos anteriores. Chegava em casa tão cansada que nem conseguia abrir um livro antes de desmaiar na cama.

Não consegui escrever no blog duas vezes por semana. Nem sempre consegui uma.

Devo fazer uma menção honrosa aqui para a meta de socializar. Fiz um esforço este ano para encontrar mais as pessoas que gosto. Disse sim para vários convite que me fizeram, marquei eu mesma alguns encontros.

Para este ano, ainda estou pensando em como lidar com metas. Na verdade, isso só reflete o tanto que eu estou pensando em como lidar com a vida como um todo.


9 comentários:

  1. Olá,

    Não fiz meta para 2015. Pensei em exercitar, porque estou muito sedentária... mas não fiz. O colesterol era minha preocupação, mas fiz um exame em dezembro e me surpreendi, baixou para nível satisfatório. Atribuo a educação alimentar... porque exercício, não fiz nenhum. Estou consciente de que preciso me mexer de alguma forma... se não a maquina para. Contudo, no momento preciso me focar no presente. Vou vivendo um dia de cada vez, esperando que a sabedoria Divina me mostre o melhor caminho a percorrer.

    Fique bem. Bjs

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que seu colesterol está bom, Maria. Seja grata por esses genes bons que recebeu.

      Quanto a viver um dia de cada vez, deixando por conta da sabedoria divina, lembre-se daquela anedota do homem que morreu afogado (http://www.piadas.com.br/piadas/outras/deus-vai-me-salvar). Você também tem que fazer a sua parte ;)

      Beijo!

      Excluir
    2. Oi Fernanda. Agradeço o incentivo!

      bjs

      Maria

      Excluir
  2. Neste ano de 2016 eu decidi dar uma guinada em uma das maiores agonias que eu cultivo, que é o carro. Na ponta do lápis, meu carro me custa R$ 2.100 mensais. Isso mesmo: mesmo sem ser financiado, os custos com combustível, manutenção, impostos, seguro e o custo de oportunidade (deixar o dinheiro do carro aplicado em CDI) somam R$ 2.100 MENSAIS.

    Como não posso ficar sem carro, decidi trocá-lo por uma van, que espero monetizar de alguma maneira (já tenho ideias e um rascunho de plano de negócios). Mesmo se eu conseguir apenas diminuir esse gasto mensal já me darei por satisfeito. Uma diária da van com motorista é R$ 450, sendo uns R$ 150 de lucro. Se eu conseguisse alugá-la 4 vezes no mês já me daria por satisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Nélio! Eu conheço gente que faz esse serviço com van nos fins de semana levando e buscando de casamento, shows etc. Dá um dinheiro bom. Mas dá muito trabalho também. Se você estiver tempo e disposição, é uma ótima ideia!

      Carro gasta muito dinheiro mesmo. Em breve vou fazer meu balanço financeiro completo do ano e ver o meu gasto. Ele só não é muito alto porque a empresa paga minha gasolina, estacionamento e algumas pequenas manutenções. Mesmo assim, carro também me dá agonia. Compartilho dessa inquietação.

      Excluir
  3. Feliz Ano Novo, Fernanda!

    Leio sempre seu blogue, mas nunca comento. Hoje você falou de várias coisas que me fizeram pensar, e uma em especial me fez ter vontade de te deixar um comentário.

    Sobre o seu colesterol e a receita de estatinas. Sei que você não perguntou, mas mesmo assim me atrevo a te sugerir que ainda não tome. Pela sua saúde e pela sua filosofia de vida, queria sugerir que você primeiro tentasse outras mudanças de hábito. E deixo abaixo o link do blogue que considero mais completo nesse assunto todo de alimentação e nutrição além de saúde, já direcionando ao primeiro de uma coletânea de postagens cheias de referências sobre o colesterol:

    http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/06/colesterol-i.html

    Espero que você goste.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo para você também :)

      Muito obrigada pela sugestão. Não estou querendo tomar mesmo. Estou pesquisando outras opções. Li todos os posts desse blog que você indicou sobre colesterol e fiquei intrigada. É tão difícil saber a fundo qual é a realidade sobre o que faz bem e o que faz mal, não? Estou em uma encruzilhada. Vou continuar estudando. Estou pensando ainda em procurar outros médicos...

      Obrigada mesmo!

      Beijo!

      Excluir
    2. Ah que legal! Fernanda esqueci de mencionar outra coisa. No passado tive o mesmo diagnóstico e receita, mas fiquei com receio de tão jovem (tinha 28) já iniciar com medicação e fui buscar uma nutricionista que me ajudasse a melhorar meus exames.
      Eu ainda não conhecia a abordagem paleo nem lowcarb, e fui numa nutricionista funcional que apenas reajustou tudo para mim nas quantidades e tirou o glúten por outros grãos sabidamente melhores (deixou a quinoa, amaranto, tapioca...)

      Só com isso, a melhora foi dramática. Se tivesse conhecido a paleo antes, nem sei o que teria feito!

      Mas enfim, digo isso para de repente você apenas com uma mudança de hábitos menos "contra-corrente" já conseguir sentir-se beneficiada.

      Beijos

      Excluir
    3. Que bom saber, Fulana! Eu estou indo muito nessa linha de grãos. Busco variar bastante, além de consumir castanhas e frutas. Estou pesquisando muito sobre alimentação. Não quero também começar a tomar remédio. Muito obrigada pelas dicas! Estão me ajudando a saber mais sobre a condição.
      Beijo!

      Excluir