segunda-feira, 21 de março de 2016

O melhor investimento de todos: pagar as dívidas

Eu sempre falo que não existe um investimento que seja o melhor para todo mundo, porque cada opção tem diversas características que influenciam no seu resultado. Mas acabei de mudar ideia. Pagar as dívidas é financeiramente mais rentável do que praticamente toda opção de investimento do mercado.

Isso porque a taxa que recebemos por qualquer investimento dificilmente será maior do que a taxa de juros de uma dívida, seja em casos mais extremos como dívidas de cartão de crédito, mas também em financiamentos.

A conta é simples. Você investe no banco, o banco empresta seu dinheiro, quem pega o dinheiro emprestado tem que pagar o banco, que fica com uma parte dos juros e te passa o resto. Então você sempre vai receber menos por um investimento do que pagaria por um empréstimo ou financiamento.

Já falei sobre isso antes no post O preço do dinheiro. Esse foi um dos conceitos que mais mudou minha visão sobre finanças e investimentos.

Então, se você tem dívidas, comece agora a se livrar delas.

dívidas

4 comentários:

  1. Fiz quatro anos de administração e nunca alguém simplificou tanto o que o banco faz com nosso dinheiro! Meus parabéns!

    Foi ótimo ler o texto porque me fez lembrar de algumas palestras sobre finanças pessoais em que os especialistas sempre diziam: Primeiro investimento que se deve fazer é pagar as dívidas!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Allan!
      Pagar as dívidas realmente é o primeiro passo para qualquer aprofundamento no mundo das finanças. Não tem como investir, e nem viver direito, com dívidas.
      Que bom que ensinam isso na administração. Pena que não ensinem nas escolas. Todo mundo deveria aprender sobre finanças, já que nosso mundo é construído ao redor do dinheiro.
      Beijo!

      Excluir
  2. E quanto ao consorcio,é melhor quita-lo ou investir no TD SELIC?Sempre fico em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dheime. Você precisa fazer o cálculo. Provavelmente, se seu investimento for ser feito aos poucos, quitar o consórcio é melhor. Mas, para ter certeza, você pode comparar a taxa do consórcio com o rendimento que o TD dá mensalmente do seu investimento inicial. Precisa lembrar ainda que, no tesouro, você precisa esperar o vencimento para ter o dinheiro de volta pelo valor acordado. Se quiser vender antes, terá que vender pelo preço dele no dia, e esse preço varia. Então, se você for precisar do dinheiro para pagar o consórcio no futuro, por exemplo, pode ter que vender o tesouro por um valor que não vale a pena. Resumindo: depende, mas provavelmente é melhor paga o consórcio.

      Excluir